13 junho 2007

Páscoa de 2007: A plantação do cebolo








Candoz > 7 de Abril de 2007 > Véspera de domingo de Páscoa > Foi dia de plantar o cebolo... O artista, ou melhor, o galego (que desta vez não aparece na fotografia) foi o nosso Zé, que de resto adora plantar o cebolo e mais ainda colher e comer a cebolinha do talho... (A cebola, ainda em pequenina, que se monda e se come, crua, com sal, azeite, um naco de broa e um bocado de presunto, tudo regado com o cada vez mais raro vinho verde tinto da região).

A sequência fotográfica documenta o processo da plantação do cebolo, desde a prepação do terreno até à adubação (com o nosso estrume caseiro...). É sabida a importância que tem a cebola na nossa gastronomia e na nossa economia doméstica ... Os candozenses gastam umas boas centenas de quilos de cebolas todos os anos...

Palavras para quê ? Pode ser que daqui a 5, 10, 15 ou 20 anos, os nossos descendentes precisem de plantar o cebolo. Como citadinos que são, hoje não sabem como se faz. Para eles e para os vindouros, aqui fica um singelo registo para memória futura... Há saberes que não se podem perder.

Foto: © Luís Graça (2007). Direitos reservados.