08 dezembro 2007

Passinhos, Paredes de Viadores: A festa de N.Sra. da Conceição (1)

Paredes de Viadores > 8 de Dezembro de 2008 > Festa de Nossa Senhora da Conceição > A procissão, às 16h, a caminho da capelinha de Passinhos. A imagem da Santa é transportada pelos mordomos da festa, que só são mulheres. Microfilme: 1 m e 6 ss.

Segundo o sítio Portugal -Dicionário Histórico, a origem da festa de Nossa Senhora da Conceição remontaria a meados do Séc. XVII, quando nas cortes de 1646, celebradas em Lisboa, o nosso el-rei D. João IV, o primeiro da IV Dinastia, proclamou a Virgem Nossa Senhora da Conceição como padroeira do Reino de Portugal.

Só mais de 200 anos depois, é que foi proclamado o dogma da Imaculada Conceição pelo papa Pio IX, em 8 de Dezembro de 1854, pela bula Ineffabilis.

Na nossa freguesia, o culto de N.Sra. da Conceição perde-se nos tempos, e teve os seus altos e baixos. Felizmente que a festa, civil e religiosa, foi retomada há 12 anos, sendo hoje em dia uma iniciativa que as nossas mulheres tomaram nas suas mãos.

Os mordomos são sempre mulheres. Para o ano, 2008, uma das mordomas será a nossa Ana, filha mais velha da Mi e do Manuel Carneiro, mulher do João e mãe de duas lindas meninas. A Ana terá, naturalmente, o nosso melhor apoio na realização da festa de N. Sra. da Conceição. Já pusemos a efeméride na agenda, e prometemos lá estar, como estivemos - eu, Alice, e uma boa parte da família Carneiro - na festa deste ano... Aqui ficam algumas imagens e microfilmes desse belo dia de convívio entre amigos e vizinhos de Paredes de Viadores.


Texto e vídeo: © Luís Graça (2007). Direitos reservados.

Sem comentários: