14 janeiro 2008

Fotos com legenda (1): Eu, João, e o meu avô Luis, aprendendo a ser feliz e livre como os passarinhos de Candoz

Candoz > O meu avô paterno Luís e eu... Uma conversa muito filosófica, em verso, claro... Já não me recordo do tema, mas a verdade é que eu estava muito atento à explicação que ele me estava a dar... Eu devia ter quatro ou cinco anos... Gosto muito desta foto. Isto deve-se ter passado por volta de 1988 ou 1989... Talvez na altura das férias da Pácoa, não ? Por detrás de mim, vejo cebolas plantadas... Era primavera.

Falando com ele, hoje em Lisboa, não teve dificuldade em puxar pela memória: o motivo da conversa (e da imitação, pelo jeito dos lábios) era um passarinho que andava por ali perto, livre e feliz da vida... Que é como o meu avô da Lourinhã anda sempre... Agora um bocado mais velhote e menos livre, com os seus quase 88 anos (que vai fazer em Agosto próximo)... É o meu avô poeta e sábio, de quem gosto muito. Do avô Carneiro também tenho boas recordações, embora tenha convivido menos com ele. Falarei dele noutra altura. João Graça.

Foto: Luís Graça (2007)

Sem comentários: