10 setembro 2009

A homenagem da professora aos seus primeiros alunos (Escola de Passinhos, 1972)



Margarida Peixoto, natural de Penafiel (com 6 anos de Angola, dos 10 aos 16, em plena guerra colonial), volta a Paredes de Viadores para reencontrar e homenagear os seus "meninos e meninas" da Escolinha de Passinhos / Foz, no já longínquo ano de 1972... Tinha acabado de sair do Magistério. Foi o seu primeiro ano de trabalho. Tinha cerca de três dezenas de alunos, de ambos os sexos, da 1ª à 4ª classe... Nunca mais se esqueceu deles...

Conheceu a Alice por ocasião do IV Encontro Nacional do Blogue Luís Graça e Camaradas da Guiné, em 20 de Junho de 2009, na Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria. O seu marido, também professor, Joaquim Carlos Peixoto, fez a guerra colonial na Guiné e é amigo do Luís.

A Alice proporcionou agora este reencontro com alguns dos seus antigos alunos: a Laurinda, a Leonor, o Fernando... No dia 4 de Setembro de 2009, um dia de semana... Alguns, contactados, não puderam comparecer, por trabalharem no Porto e no estrangeiro... Fica em preparação um encontro alargado para o verão do próximo ano...

Vídeo (7' 09''): Luís Graça (2009). Direitos reservados.



Ambrões > 4 de Setembro de 2009 > Foi aqui que a jovem professora Margarida Peixoto (hoje já reformada do ensino básico) viveu um ano, enquanto deu aulas na Escola de Passinhos / Foz... Na foto, tem à esquerda o marido, o Prof Joaquim Peixoto (ainda no activo) e a Maria Alice, à sua esquerda.

Ambrões > 4 de Setembro de 2009 > O Joaquim Carlos, a Margarida e a Alice

Ambrões > 4 de Setembro de 2009 > A Alice e a Margarida, junto à casa da professora... Mais abaixo, à esquerda, fica a casa dos antigos professores Peixoto (que não eram parentes da Margarida nem do seu futuro marido, mas que lhe deram um grande apoio; um dos filhos do casal, o Jorge - actual proprietário da casa, notário reformado - é compadre da Margarida e do Joaquim).




Candoz > 4 de Setembro de 2009 > Um especial muito especial para a Margarida

Candoz > 4 de Setembro de 2009 > A Alice e a Laurinda Caetano, à mesa, à hora do chá

Candoz > 4 de Setembro de 2oo9 > Da esquerda para a direita: o Gusto, o Joaquim Carlos, a Alice e a Laurinda (que é prima direita do Gusto).

Candoz > 4 de Setembro de 2009 > A Nitas e a tia do Gusto, mãe da Laurinda

Candoz > 4 de Setembro de 2009 > A Leonor, a Ana (nossa sobrinha), a tia Emília e a Mi.

Candoz > 4 de Setembro > O Prof Joaquim Carlos Peixoto, esposo da Margarida

Candoz > 4 de Setembro de 2009 > A nossa Ana

Candoz > 4 de Setembro de 2009 > A nossa vizinha Lenor Emília Rocha, casada com o Fernando Barros e mãe do nosso amigo Daniel Barros, líder do Grupo de Bombos 4 Estações

Candoz > 4 de Setembro de 2009 > A professora e a aluna... de 1972

Candoz > 4 de Setembro de 2009 > O Fernando, acabado de chegar de San Sebastian, país basco, Espanha, onde trabalha na construção civil... Faz, quase todas as semanas, o percurso Candoz-San Sebastian, com o seu filho Daniel: 1600 km... Na foto, com a sua antiga professora da 3ª classe... "Foi a melhor que eu tive: nunca nos batia"!...

Fotos: Luís Graça (2009). Direitos reservados.

1. Mensagem da Margarida Peixoto, enviada à Alice, com data de


Olá Alice:

Venho muito emocionada agradecer o belo dia que a Alice, marido e restante família nos proporcionaram.

Foi um dia inesquecivel, reviver o meu passado, encontrando com muito carinho aqueles “velhos” alunos que muito me marcaram. Foi, realmente, um conjunto de emoções e alegria que muito, mas mesmo muito, tenho que lhe agradecer.

Não é fácil encontrar umas pessoas com vós, sensíveis aos problemas e gostos dos outros e ainda, por cima, saber oferecer de mão beijada a alegria que os outros tanto apreciam. Obrigada por me ter feito realizar um sonho que eu nunca pensei ser possível.

Mas também não posso deixar de agradecer o carinho, amizade e boa disposição com que fomos recebidos.

Foram de uma gentileza tal, com um à vontade tão sincero e desprovido de qualquer grandeza que é notável a vossa simplicidade e camaradagem.

Não sei que “clik” deu às duas, mas tenho a sensação que já nos conhecemos há anos e consigo abrir-me sem receios com uma pessoa que mal conheço.

É incrivel como se popde arranjar uma amizade tão rápida e sincera.

A Alice é uma verdadeira Mulher que sabe transmitir e dar aos outros aquilo que eles necessitam e eu estava a necessitar de alguém que me transmitisse a confiança e amizade que eu já pensava terem desaparecido na nossa sociedade.

Obrigada por essa mensagem e confiança que me transmitiu.

Obrigada pela franqueza com que nos recebeu. Gostamos muito do dia que passamos em “Candoz”. Desde a Alice e o marido, passando por todos os seus familiares, foram de uma simpatia extrema. Gostei muito de todos..

A sua cunhada e irmão são incriveis...

A sua irmã, que espero esteja melhor, é uma carinha de riso, é uma simpatia.
Adorei a sua sobrinha, tão bonita e carinhosa. Vocês são todos especiais...

Gostaria de vos retribuir com a mesma intensidade o dia que aí passamos. Espero, sinceramente, recebê-los aqui ou em Guimarães, brevemente.

Até lá, quero enviar à Alice e marido um grande abraço de sincero agradecimento e amizade. Gostaria também que em nosso nome transmitisse ao resto da família um grande bem haja.

Parabéns pela linda casa que têm, mas principalmente parabéns por serem tão lindos por fora como por dentro.

Beijinhos
Obrigada .
Margarida

2. Resposta da Alice, com data de hoje:

Margarida, querida amiga (de hoje e, parece-me, que já de há muito):

Obrigado pelas suas palavras tão quentes e tão sinceras, mas que eu não mereço. Obrigado também pela simpatia com que se referiu à nossa casa e ao resto da nossa família (O Luís , a Nitas, o Gusto...). Limitei-me a receber, com prazer e hospitalidade, os meus/nossos novos amigos, Margarida e Joaquim Carlos,e a facilitar o encontro com alguns dos seus antigos alunos, meus vizinhos e amigos...

Fico feliz por esse dia, de regresso ao passado, ter tido tanto significado para si e para o seu marido... A vida também é feita de afectos, emoções, memórias... Julgo que muitos professores, seus colegas, também valorizariam o significado de um dia como este...

Você, que é uma pessoa tão especial e tão sensível, soube interpretar e transmitir muito bem o que representou para si o seu primeiro ano de trabalho, num sítio e numa época difíceis, como era a nossa freguesia em 1972... A sua primeira escolinha, de Passinhos / Foz, marcou-a para o resto da sua vida profissional. Mas também é verdade que a Profª Margarida 'tocou' aqueles alunos, ao ponto de eles dizerem, sem lisonja, com a simplicidade e a autenticidade que os caracterizam, que a Margarida foi a melhor professora que tiveram...

O que é habitual é serem os antigos alunos a homenagearem os seus antigos professores do ensino básico (naquela época, dito primário). A Margarida foi original, fez questão de ser ela a homenagear a sua primeira escola e os seus primeiros 30 alunos, da 1ª à 4ª classe, de há quase 40 anos atrás... (Era então uma menina e moça).

O Luís já pôs no You Tube, na nossa conta (Nhabijoes), o vídeo, de cerca de 7 minutos, com as palavras, tão sentidas e inspiradas, que a Margarida disse, na nossa casa em Candoz. Foi um privilégio para mim e para o Luís, bem como para a minha irmã Nitas e o cunhado Gusto, ter-vos recebido em nossa casa. Esta será a primeira de muitas vezes, seguramente.

Um chicoração da Alice e do Luís. Um abraço para o o Joaquim Carlos. Beijinhos dos seus antigos alunos Laurinda Caetano, Leonor Emília Rocha e Fernando Barros, nossos vizinhos de Candoz.


PS - Iremos também publicar as fotos desse dia, no blogue A Nossa Quinta de Candoz.
http://anossaquintadecandoz.blogspot.com/

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pelo vosso "site"... É muito bonita a gratidão, a dos portugueses por Portugal, a dos camponeses pela terra, a dos filhos pelos pais, a dos alunos pelos professores... E mais bonita alinda a dos professores pelos alunos.

Tenho saudades desse tempo, de que a minha colega fala... Eramos pessoas importantes na terra, nós e o pároco, dávamo-nos ao respeito e éramos respeitados.

Um professor primário reformado
Bragança

José B.