24 fevereiro 2019

No almoço dos 80 anos do nosso mano mais velho, o Tó Carneiro




Marco de Canaveses > Paredes de Viadores > Candoz> Circa 1965 > O nosso António, o mano mais velho, nascido em 1939.... Depois de regressar do Brasil, aos 24 anos, teve de cumprir o serviço militar. Estamos em meados dos anos sessenta. Com a especialidade de Magarefe, da Manutenção Militar, foi mobilizado para Moçambique.  m Tete, o António sofreu um grave acidente com uma pistola-metralhadora ligeira, uma UZI, disparada acidentalmente por um camarada... Milagrosamente salvou-se. Hoje é um DFA - Deficiente das Forças Armadas (com cerca de 2/3 de incapacidade).

Depois do seu regresso do Hospital Militar Principal, em Lisboa,  a família recebeu  visita de um sargento da sua unidade, o Sargento Touguinha, que foi para o António um verdadeiro anjo da guarda. Sem a a acção dele, provavelmente o nosso mano não se teria salvo. Infelizmente, hoje já falecido, ao que sabemos.

Na foto, podemos ver da esquerda para a direita, o António, de cigarro na boca, o Touguinha e a esposa, a Nitas (que deveria ter 18 anos), a Fernanda (vizinha, filha do sapateiro), o pai Carneiro (fazendo as honras à casa, com o copo e a caneca de vinho na mão), a Alice e a Rosa (já casada, a viver no Porto)... As criancinhas são as filhas da Rosa (e do Quim), a Zeza (a mais velha), junto à mãe, e a Natália. Por este pormenor, deduz-se que a foto terá sido tirada no Verão, na época das férias. Por outro lado, o pai Carneiro estava com os socos com que costumava andar no campo, a regar o milho. A foto deve ter sido tirada com tripé e temporizador ou por alguém também presente nessa ocasião.

 Foto do álbum do blogue A Nosssa Quinta de Candoz . Todos os direitos reservados.


Para ti, mano, que fazes amanhã  80 anos, 
a melhor prenda que os teus manos te gostariam de poder dar...


A melhor prenda para ti, mano Tó,
É uma que não te podemos dar,
Não serve para nada, é tão só
Um bem sem preço, não dá para trocar.

Adivinha que prenda será esta,
Não serve para comer nem beber,
Mas sem ela não és feliz, nem há festa,
Nem tempo p'ra os bisnetos ver crescer.

Chegaste hoje a uma bonita idade,
Tens sido um grande resistente,´
Mano querido da nossa irmandade.

Essa prenda de que aqui falamos,
É... a saúde, é não estar doente,
É a melhor que nós hoje te desejamos.


Maia, Restuarante Quinta das Raparigas,
almoço de 80º aniversário do Tó Carneiro (n. 25/2/1939),
Os manos e cunhados Alice e Luís, Nitas e Gusto, Rosa e Quim, Zé e Teresa, Manel e Mi



Sem comentários: