29 agosto 2009

Helis contra os fogos florestais (1): Juncal, Passinhos


Vídeo (1' 06''): © Luís Graça (2009). Direitos reservados




Candoz > 29 de Agosto de 2009 > Fim de semana de incêndios... Os helis pesados (ao serviço da Autoridade Nacional de Protecção Civil) andavam, à nossa frente, num rodopio constante, abastecendo-se de água na barragem do Carrapatelo, à nossa direita... O fogo ameaçou casas de habitação, ali perto de nós, no Juncal, freguesia de Paredes de Viadores, curiosamente numa zona apetecível para a construção civil...

Nesse dia também vimos, atravessando o nosso céu, dois Canadairs (?) no combate ao fogo da serra da Aboboreira, em Baião, concelho vizinho (de que as primeiras freguesias são visíveis, a olho nu, da 'nossa varanda', na Quinta de Candoz).

Demos conta, na nossa terra, do accionamento do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) (vd. logótipo, acima, à esquerda), cujo objectivo é "garantir em permanência, nos níveis nacional, distrital e municipal, a resposta operacional adequada e articulada"... Este ano, mais uma vez ardeu um dos nossos montes, o Quartão, pela enésima vez... Tivemos cá, na semana anterior (creio que a 23...), bombeiros de Peniche e do Bombarral, ou seja, do meu Oeste estremenho (LG).

Sem comentários: