31 outubro 2012

Vivó' s noivos: As bodas de ouro da Rosa & e do Quim (1962-2012) (19): Não há festa sem música (Parte XI):... Nem sem cantigas como "A minha saia velhinha"...


"A minha saia velhinha" (tradicional)

Vídeo (4' 16'': Gusto/Luís Graça (2012). Alojado em You Tube > Nhabijoes [Clicar aqui para visualizar o vídeo)


Marco de Canaveses > Paredes de Viadores > Candoz > Quinta de Candoz >20 de outubro de 2012. Festa das boas de ouro da Rosa e do Quim (1963-2012) > Música tradicional portuguesa. "A minha saia velhinha" (Minho, aqui numa outra variante local, duriense, em que se mantem o refrão)... Músicos: Júlio e João (violinos) + Nelo e Tiago (violas) + Miguel (viola, cavaquinho).

_______________

Aqui vai a letra (original) de "A minha saia velhinha" (Popular, Minho)
.

A minha saia velhinha
Está toda rotinha
d'andar a bailar;
agora tenh'uma nova,
feitinha na moda
p'ra eu estriar.

Minha mãe casai-me cedo,
enquanto sou rapariga:
que o milho ceifado tarde
não dá palha nem espiga!

O meu amor era torto
e eu mandei-o cavacar:
agora já tenho lenha
para fazer um jantar.


José Nuno Oliveira (recolhida em Marrancos, anos 70)


________________

Sem comentários: