24 setembro 2023

A alegria das vindimas de 2023, e a saudade da nossa Nita que partiu há seis meses

 


Quinta de Candoz > Vindimas  > 18 de setembro de 2020 > A Nita(s), a Mi (cunhada) e a Chita (Alice, irmã). Foto: LG (2020).


Querida mana Nita(s):

Fui fazer as três vindimas,  estive 18 dias em Candoz. Também estive a representar-te.  Sentia-se a tua presença tutelar.  Tu agora és a nossa "fada madrinha", como diria a ,minha Clarinhya.  Ontem andávamos todos felizes a vindimar, logo cedo, pela manhã (foi a última vindima).

Já sabes, por certo, do novo projeto a que metemos ombros em Candoz. O teu Tiago já “te falou” da ideia, linda,  que ele teve em mente para te homenagear através do vinho de Candoz. Não vou entrar em pormenores,  sem autorização do Tiago, porque “o segredo é a alma do negócio”…

Este ano tivemos uma boa colheita, em quantidade e qualidade,  mesmo sendo um ano complicado por tudo: as pragas do costume, mais o “black rot” (ou “podridão negra”), e a pior de todas, a tua partida!

Gostaste, por certo, de ver os teus filhos, todos entusiasmados a vindimar… Eu gostei muito . Então, o teu Tiago, vestido à camponesa!…

Vim ontem de Candoz, ao fim da tarde, direitinha à Lourinhã, foram quase 350 km, em três horas e meia… Vim cansada mas feliz por sentir,  ver e partilhar a alegria de todos, dos teus filhos Tiago e Filipe, do teu homem, o Gustito, do meu Luís (de máquina fotográfica em punho),  da tua neta Carolina,  do nosso mano Zé, dos teus sobrinhos, Zezinha, Eduardo, João, Diogo e  Francisco, além do nosso companheiro e amigo de muitos anos, o Adriano…

Tivemos a mesa cheia, como de costume. Até a Berta veio da Madalena com a Sofia e o teu Joquinhas…

Não posso deixar de deitar mais uma das  lágrimas que me restam,  pela tua partida, faz hoje justamente seis meses. Tantas coisas que ainda queríamos poder fazer juntas em Candoz!...

A vida (a vida, não, a morte!) pregou-nos a grande partida de te levar, sem sequer nos pedir licença!... Que crueldade, mana!... Ainda hoje não me conformo nem consegui fazer o luto!

Mas quero que saibas que continuamos falar contigo e a pôr uma florinha no cantinho da sala onde está o teu  retrato, tirado nas vindimas de há três anos.  Com o teu sorriso lindo, que nos encantava a todos/as!

A tua mana Chita.

Lourinhã, 24 de setembro de 2023.

 

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns a esta família e especialmente à amiga Alice e seu Luís que ajudam a alimentar e a continuar este sonho e esta experiência bonita, feita com muito afecto e razão pelos filhos/as da casa, Manos, cunhados/as, netos/as, bis/netos…
A vida está sempre a ser renovada e as perdas mesmos as muito grandes como a da nossa Nitas podem trazer para este centro novas realidades. É o que vocês estão a fazer na prática: Aproximar, aproximar e prosseguir, com novos e velhos passos juntos. A família de Cândoz faz da morte dos seus queridos, memórias para novas experiências e valores. Beijinhos para todos da vossa grande amiga e familiar Laura Fonseca